HOMO LUDDENS

GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Posted in CARTAZ, GRÁFICO, política, POSTER, Uncategorized by ! on junho 5, 2009

3401048691_1759d57008_o

Cartaz feito durante a Guerra Civil Espanhola, por Bardasano. Veja outros cartazes da Guerra Civil Espanhola aqui

Caros, eu ainda não fui, mas irei neste fim de semana. Acho que vale a pena conferir a exposição “Cartazes de Guerra 1936 – 1939” que está no Museu Histórico Nacional aqui no Rio: [veja texto da exposição]

“No ano que marca as sete décadas do final da Guerra Civil Espanhola, o Instituto Cervantes e o Museu Histórico Nacional promovem a exposição “Cartazes da Guerra – 1936 –1939”, que proporciona ao público brasileiro, a partir de 95 cartazes do período,  a oportunidade de uma reflexão sobre o confronto armado, considerado uma prévia da Segunda Guerra Mundial. Testemunhos das mensagens e idéias republicanas, os cartazes representam algumas das tendências artísticas mais importantes daqueles anos, como o construtivismo russo. Considerados um meio de comunicação eficaz, definidos inclusive como “um grito na parede”, os cartazes abordam temas como o alistamento militar e a cautela necessária com o inimigo. Serviam também de advertência diante dos abusos em situações de guerra. Foram igualmente utilizados em campanhas de saúde, higiene e educação. Com a Segunda Guerra Mundial, o cartelismo passou a ser uma mídia fundamental de propaganda em diversos países, tendo envolvido um autêntico exército de artistas gráficos, desenhistas e pintores e alcançado elevados níveis de qualidade e valor estético.

Os cartazes expostos no MHN integram uma preciosa coleção de dois mil itens, formada ao longo dos anos pela Fundação espanhola Pablo Iglesias, e foram minuciosamente selecionados para propiciarem uma mostra da variedade dos temas, dos artistas e editoras e das tendências artísticas abordadas pelos cartazes da época da guerra civil espanhola.”

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Moacy said, on junho 6, 2009 at 12:36 am

    Pô, cara, de tão bom estou em dúvida se coloco-o no Poema/Processo ou no Balaio…

    Um abraço.

  2. Daniela said, on junho 12, 2009 at 1:26 pm

    Bacana essa exposição, pena que é no Rio de Janeiro e não em Porto Alegre.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: